Notícias
 
 
Target - Itabuna(BA)
TAMANHO DA FONTE A- A+
 

Rodapé: proteção e decoração nos detalhes
O rodapé exerce a função técnica de proteger paredes contra desgaste de atritos, como pontapés e outros contatos indesejados. Por interferir visualmente na arquitetura, demarcando o perímetro do ambiente, também é aproveitado para decorar. Ele é fabricado em diversas dimensões, materiais, cores e acabamentos.

 Rodapés altos — 15 cm para cima — ganham maior destaque visual, sendo ideais para decorar espaços amplos, como salas com pé-direito duplo. Em ambientes com área reduzida, como em apartamentos, a especificação tende a preferir por rodapés menores — de 12 cm para baixo — evitando que a parede fique com visual achatado e que outros elementos decorativos sejam ofuscados.

MATERIAIS, CORES E ESTILOS

Já o material deve atender a característica do ambiente, como em áreas molhadas, por exemplo, indica-se o uso de cerâmica, porcelanato e pedras que apresentam resistência à umidade; enquanto em salas e quartos, recomenda-se a colocação de rodapés de gesso, poliestireno, madeira e MDF, que são mais aconchegantes e que permitem a passagem de fios e cabos.

As cores dos rodapés são especificadas de modo a conferir maior harmonia nos espaços, por meio de tons semelhantes ou contrastantes em relação ao revestimento do piso e das paredes. O uso de uma tonalidade clara, por exemplo, pode ressaltar o revestimento escuro da parede ou do piso.

Por sua vez, o acabamento do rodapé pode ser liso, sobreposto, curvo, reto, abaulado, com friso negativo ou positivo etc. Na especificação, a recomendação é pela escolha de um modelo que preserve o padrão do desenho arquitetônico.

A tipologia da obra também pode influenciar em todas as decisões. Em projetos de saúde, por exemplo, a prioridade é por rodapés de PVC de sobrepor com canto curvo, pois atendem normas de higiene para hospitais e clínicas com maior precisão.

OUTROS ELEMENTOS

Os rodapés também interagem com outros elementos do ambiente, como portas e batentes. O conceito de adequação é o mesmo aplicado para revestimento de pisos e paredes, ou seja, cores que denotem contraste ou assimilem a tonalidade das esquadrias.

Outra forma de tirar partido dos rodapés para decorar ambientes amplos é por meio da inserção de fitas de LED, que projetam luz no piso do ambiente.






 


Veja mais
Veja mais




10 IDEIAS DO ARQUITETO PARA DECORAÇÃO DE UMA SALA PEQUENA
em gastar muito, sem quebrar uma parede, o arquiteto Robert Robl mudou completamente a sala de 12 m² de um apartamento. Na reportagem a seguir, ele mesmo explica o que fez. As dicas podem servir para ...

6 mega construções modernas para você conhecer
A humanidade é realmente incrível: com ou sem tecnologia avançada, fomos capazes de criar estruturas gigantes para os mais diversos propósitos. Confira algumas das mais interessantes que estão espalha...

 
Casa decorada - Jardim das Hortênsias

 


 




     
 
Av. ACM, 4009 - S/309
Ed. Empire Center - Iguatemi
Salvador - BA | CEP 40280-000
71 3450 3674 | Fax: 71 3450 4420
  NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba
em seu e-mail nossas novidades.
E-mail:
Nome:
© Copyright 2014. Todos os direitos reservados.  
Desenvolvido por: