Notícias
 
 
Target - Itabuna(BA)
TAMANHO DA FONTE A- A+
 

Acabamento e manutenção para manter seus móveis de madeira sempre novos.
O acabamento é capaz de destacar e, principalmente, proteger seu móvel de madeira. As soluções mais utilizadas nas peças de madeira natural – maciça ou laminada –, e diferencia propriedades e benefícios de utilização. Confira!

 Selador/verniz base nitrocelulose

Bastante usado em marcenarias artesanais, o produto é diluído em tíner ou água e aplicado tanto com pistola quanto manualmente, por meio de uma pequena bola de estopa também chamada de ‘boneca’. Ele produz uma fina camada de proteção mecânica que preserva o visual natural da madeira, com aspecto uniforme e sem alterações de cor. Frágil sob calor ou umidade, é recomendado para ambientes internos. “Em contrapartida, permite retoques com facilidade”.

Verniz poliuretano

Bicomponente – pois requer um diluente na aplicação, que deve ser realizada exclusivamente com pistola –, possui melhor resistência mecânica contra riscos e manchas, além de ‘vitrificar’ a madeira, eliminando assim, a porosidade e o toque natural. “Por conta disso, caso seja necessário executar algum retoque, precisa ser removido totalmente e reaplicado”, explica.

Penetrantes tipo “stain”

Feitos com óleos naturais que penetram e saturam a madeira, esses produtos são recentes no mercado, e devem ser usados exclusivamente em móveis para áreas externas, sujeitas a umidade e insolação. Aplicados mecânica ou manualmente, podem garantir aspecto lustroso –  que se mantém com reaplicações constantes –, ou até fornecer aparência oxidada.

Ceras e óleos naturais

São os mais antigos produtos para acabamento de madeira, provenientes de cera de abelha, carnaúba, óleos de linhaça, laranja e tungue. Originalmente eram aplicados de forma manual para proteção de ferramentas, utensílios, estruturas e equipamentos de trabalho. “Eles caíram em desuso, mas aos poucos vêm sendo redescobertos e valorizados”, conta Corrêa. Essas soluções não emitem poluentes e não oferecem proteção mecânica – portanto, incorporam marcas de uso como manchas e riscos. Porém, garantem certa impermeabilidade, dependendo da espécie de madeira que recebe a aplicação.






 


Veja mais
Veja mais




10 IDEIAS DO ARQUITETO PARA DECORAÇÃO DE UMA SALA PEQUENA
em gastar muito, sem quebrar uma parede, o arquiteto Robert Robl mudou completamente a sala de 12 m² de um apartamento. Na reportagem a seguir, ele mesmo explica o que fez. As dicas podem servir para ...

6 mega construções modernas para você conhecer
A humanidade é realmente incrível: com ou sem tecnologia avançada, fomos capazes de criar estruturas gigantes para os mais diversos propósitos. Confira algumas das mais interessantes que estão espalha...

 
Casa decorada - Jardim das Hortênsias

 


 




     
 
Av. ACM, 4009 - S/309
Ed. Empire Center - Iguatemi
Salvador - BA | CEP 40280-000
71 3450 3674 | Fax: 71 3450 4420
  NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba
em seu e-mail nossas novidades.
E-mail:
Nome:
© Copyright 2014. Todos os direitos reservados.  
Desenvolvido por: