Piscina pode virar criadouro do mosquito da dengue


Está mais que esclarecido pela mídia: qualquer
local que possa acumular  água, pode também se tornar um foco do mosquito Aedes aegypti. “Isso inclui a piscina. Se estiver à sombra, abandonada ou malcuidada, e sem cobertura de tela fina, a piscina ‚ um perfeito criadouro”, alerta o cientista Maulori Cabral, professor de microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Água sem tratamento é um convite ao mosquito. É nas paredes da piscina, logo acima do nível da  água, que ele deposita os seus ovos e põe, em média, de 100 a 150 minúsculos ovos que têm a casquinha bem dura. Quando a piscina não é limpa e clorada com periodicidade regular, pelo menos com o residual de cloro necessário, passa a ser um verdadeiro foco de mosquito no domicílio, além da dispersão em todo o bairro.

Mas só o uso do cloro como forma de combate não garante 100% de eficiência, embora ajude a impedir a proliferação das larvas. De acordo com a Norma Técnica Especial (NTE), que complementa o artigo 124 do Decreto 12.342, de 27 de setembro de 1978, o cloro residual dever  estar compreendido entre 0,5 mg/l e 0,8 mg/l de cloro disponível.

Outra ação importantíssima para a piscina não se tornar um criadouro é a limpeza das bordas. É necessário passar a vassoura ou bucha nas bordas da piscina para descolar os ovos do Aedes aegypti que possam estar grudados. Quando a piscina está  adequadamente tratada e limpa, a fêmea não deposita os seus ovos.

Segundo especialistas no período do verão, principalmente quando o uso é mais freqüente, as piscinas devem receber tratamento e filtragem adequados, cumprindo-se rigorosamente as orientações dos fabricantes. Então todo cuidado é necessário e importante quando o assunto é a dengue.

One Thought on “Piscina pode virar criadouro do mosquito da dengue

  1. Laura Carvalho on 11/03/2011 at 11:16 said:

    Nossa muito interessante essa postagem, eu pensava que a piscina só com cloro matava os mosquitos, nunca sabia que assim podia virar criadouro de dengue. Vou ficar de olho agora na piscina daqui do condomínio, precisamos nos cuidar e previnir. Parabéns pela campanha Módulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *

Post Navigation