Som ambiente para a casa toda


Um sistema de som na sala de TV, outro na suíte do casal, microsystems nos dormitórios das crianças e ainda alguns rádios portáteis. Para que tudo isso? Sistemas de distribuição podem sonorizar a casa inteira com apenas um toque. Eles são chamados multi-room e distribuem o som de diversas fontes para todos os ambientes desejados, mesmo externos como jardins, piscinas, entre outros.

Normalmente basta um bom amplificador para sonorizar a maioria dos ambientes. E este equipamento está sempre presente nos Home Theaters. Mas para não haver necessidade de outros equipamentos, alem das caixas acústicas, esta é uma alternativa economicamente interessante.

O mais comum é um amplificador multi-canal, que pode abastecer vários conjuntos de caixas acústicas. Estes equipamentos podem ser definidos de dois pares de caixas até 12. A instalação ficará mais equilibrada se dispuser de um pré-amplificador + switcher, que processa as informações de áudio e regula a distribuição entre os ambientes. Com esse sistema muitas fontes de áudio podem ser usadas (CD, som digital de sistemas por satélite e radio AM/FM convencional).

Uma segunda possibilidade é o sistema denominado single-box. É a combinação de todos os equipamentos necessários (receiver, amplificador, processador e switcher) num único produto. Geralmente, incluem também controles remotos e keypads de parede para facilitar a operação. Também neste caso, existe a limitação de se ouvir um único programa por vez.

A terceira alternativa, e a mais sofisticada, é um sistema multi-zonas que permite um som ambiente para cada espaço. Cada ambiente sonorizado tem seu próprio keypad, usado para se escolher a partir de qual fonte será ouvido e controlado o som.

Por motivos de decoração, normalmente as caixas acústicas para som ambiente devem ser discretas, porém precisam ser eficientes. Assim, as mais utilizadas são as de embutir em forros de gesso, normalmente de cor branca, que garantem boa acústica e não prejudicam a ambientação. É importante também escolher caixas de boa qualidade de reprodução e que resistam bem ao uso prolongado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *

Post Navigation