Category Archives: Construção Civil

Decoração em varandas de apartamentos


A busca pela qualidade de vida nas grandes cidades fez com que a arquitetura dentro dos apartamentos se moldasse a essa necessidade do ser humano. Uma solução para isso foi ampliar os espaços das varandas e transformá-las em jardins suspensos a vários metros de altura, uma forma de trazer a sensação de frescor que apenas sentimos em casa.

Nos apartamentos novos, elas viraram atração principal e são um excelente espaço para reunir a família e os amigos. “Cidades grandes e litorâneas, como Rio de Janeiro e Salvador, já exploravam esse recurso de grandes varandas que ampliam a sala de estar, aumentando o contato com o ambiente externo e valorizando o imóvel. Este comportamento se tornou uma tendência, adotada até em cidades com clima menos favorável, como São Paulo”, diz a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.

Com várias opções de aproveitamento do espaço, a varanda pode se transformar em jardim, espaço gourmet, Spa, sala de leitura, às vezes, até por meio de uma simples mudança dos móveis. Para o espaço ficar mais aconchegante, a arquiteta indica a substituição dos pisos cerâmicos por revestimentos mais nobres, como um porcelanato rústico e mármore com decks de madeira sobrepostos. “O piso em carvalho rústico é resistente e de fácil manutenção. A madeira de demolição também tem sido muito empregada”, ressalta.

Na hora da escolha dos móveis atenção aos materiais mais resistentes às ações do sol, chuva, vento, e acima de tudo fungos. Para mesas e cadeiras, as madeiras de eucalipto, camaru e naval são as mais indicadas. Para proteger e forrar os móveis, materiais como acrílico e tecidos náuticos, impermeáveis, são uma boa pedida. “Eles não sofrem com a ação dos raios solares e dos fungos”. A arquiteta também recomenda a madeira teca (naval), por ser resistente às intempéries, além de móveis de alumínio, fibra sintética e de vidro.

“Dependendo da área disponível, podemos selecionar poltronas, pufes, mesa de centro e lateral para compor uma gostosa área de estar. E se ainda sobrar espaço, pode-se optar por uma chaise ou por uma mesa para as refeições ao ar livre”, sugere a profissional.

Invista na 2ª Etapa do Residencial Aurora

14463139_1190407497686310_8713420762727217428_n

Andamento da Obra – Jardim das Hortênsias – Julho/2016

13891966_1176914292374452_1441114505758038182_n

Andamento da Obra do Jardim das Hortênsias em maio/2016

ANDAMENTO DA OBRA EM MAIO

Mulheres mostram competência na Construção Civil


Se num momento não muito distante, levantamento de muro, revestimento de paredes, colocação de piso e pintura, além de outras atividades era um trabalho somente dos homens, agora já são funções exercidas por mulheres na área da construção civil. Elas estão chegando “com força”, colocando a mão na massa e disputando vagas nesse setor em condições de igualdade e com um diferencial: o capricho e a qualificação.

As contratações começaram principalmente devido à escassez de mão-de-obra qualificada na construção civil. Como forma de atender a demanda do setor muitas mulheres começaram a fazer treinamentos de capacitação em obras, de maneira que a maioria terminando o curso é encaminhada diretamente para as construtoras.

Todas as mulheres passam por um ensino adequado, seguindo às exigências empresariais impostas pelo programa brasileiro de qualidade. Para Jaime Godinho, coordenador do Centro Social Urbano (CSU) em Salvador-BA, a responsabilidade, delicadeza e forma de atuar das mulheres têm despertado muito interesse e demanda da construção civil.

Com o crescimento do setor imobiliário, a procura pelos cursos de capacitação tem aumentado e a expectativa é de que se formem mais turmas com um maior número de mulheres para a construção civil.

Fonte: Jornal da Manhã Online e Agência de Comunicação do Governo da Bahia

Residencial Caraípe – Empreendimento Concluído

Residencial Caraípe – Teixeira de Freitas

Avanço Físico – Outubro/2015

Infomail_Hortensias - outubro Infomail_Aurora - outubro

Avanço físico em agosto de 2015

AGOSTO AGOSTO HORTENSIAS

Dia dos Pais | Construtora Módulo

DIA DOS PAIS

Porque construir com alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural com blocos de concreto apresenta vantagens muito superiores aos outros tipos de alvenarias, tais como confiabilidade, qualidade garantida por normas, ensaios e pelo Selo da Qualidade, custos competitivos e benefícios à sociedade.

O emprego de alvenaria  estrutural como suporte de edifícios não se constitui em uma inovação tecnológica recente. Na realidade, até o início deste século a alvenaria era o mais utilizado, seguro, durável, e o único aceito na estruturação de edificações de grande porte. Em São Paulo, o exemplo mais destacado desta utilização é o Teatro Municipal, inaugurado em 1911 e totalmente estruturado em paredes de alvenaria resistente.

O extraordinário crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos tem levado ao aumento na demanda por sistemas construtivos que aliem economia e qualidade técnica, sempre de olho na equação final clientes satisfeitos e aumento das margens de lucro apertadas. Afinal, empreendimentos como os desenvolvidos para o programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pelo governo federal se propõe a construir 1 milhão de moradias num prazo relativamente curto, o que exigem controle preciso de todos os componentes da construção.

Esse sistema construtivo, que utiliza a alvenaria estrutural com blocos de concreto oferece solução eficaz, testada em empreendimentos públicos e privados há mais de três décadas e que, ao longo desse tempo, evoluiu extraordinariamente. Hoje, grandes construtoras recorrem ao sistema construtivo de alvenaria estrutural com blocos de concreto para imprimir métodos produtivos industrializados, diminuir cronograma, garantir custos e qualidade.

O desenvolvimento técnico do sistema inclui completa normalização dos materiais (blocos), produzidos com garantia de resistência e uniformidade, por exemplo, e dos serviços envolvidos (projeto, construção da estrutura, execução de instalações e acabamento). A somatória desses elementos montou o alicerce para o enorme salto técnico-econômico no sistema construtivo de alvenaria estrutural com blocos de concreto.

Estudos realizados por especialistas em construção, comprovam que a alvenaria estrutural com blocos de concreto permite reduzir o custo das obras em até 30% (em torres de até quatro pavimentos) e 15% (em torres com 20 pavimentos), com ganhos ambientais, por praticamente não gerar rejeitos de canteiro e quase não utilizar fôrmas e escoras de madeira.

A construção civil brasileira tem hoje fornecedores de blocos de concreto qualificados, analisados por instrumentos como o Selo de Qualidade, fornecido sob critérios rigorosos de inspeção pela Associação Brasileira de Cimento Portland.

É importante deixar claro que qualquer alteração em paredes dos apartamentos, deve ser consultada à empresa resposável pela construção do edifício. Assim, a alvenaria estrutural com blocos de concreto é a melhor alternativa, para construtores e incorporadores, para seus clientes, que compram qualidade a custos menores, e para a sociedade, pelo seu potencial de emprego e geração de renda.